segunda-feira, 21 de junho de 2010

(mais uma) Blusa para o filhote

Bom dia, pessoas ^^


Hoje não tem fotinho... Só um comentário, mesmo :P

Comecei a tricotar uma blusa pro meu filho e estou amando. Estou usando uma receita do livro Baby Knits for Beginners, da Debbie Bliss.

Agora vou fazer o comentário que quis fazer (¬¬''): eu tô sempre dando uma olhadinha na Amazon.com em busca de livros de tricô e crochê porque as publicações estrangeiras, na minha sincera opinião, deixa as nossas no chinelo. E juntando Inglês+livros ótimos, pra mim é uma ótima combinação ^^

Acontece que fui ler as opiniões de quem comprou esse livro on-line e foi meio de 50/50, sabem? Metade das compradoras acharam as receitas fantásticas, disseram que funcionaram direitinho e talz. A outra metade (a qual sempre leio primeiro, diga-se de passagem), no entanto, reclamou continuamente de que as peças prontas, seguidas à risca depois de conferida a tensão do ponto, sempre acabavam servindo numa criança de 4 ou 5 anos (o livro é dedicado à peças para bebês...). E também que quase sempre o material indicado não é suficiente - leia-se fios e linhas.

Aí que fui me ligar num detalhe: estou usando um fio mais fino que o indicado, pois não tenho como adquirir o da receita original. A diferença de espessura, na verdade, não é tão grande assim. Mas ao contrário do que indica no livro, tive de aumentar a espessura das agulhas. Ao invés de 3,5 mm e 4 mm, tive de usar 4 e 4,5, respectivamente, pois o trabalho não estava atingindo a medida necessária.

Sim, a receita fornece os tamanhos e medidas que as peças prontas devem ter. Mas eu me toquei que se houvesse utilizado os materiais indicados no livro teria tido o mesmo problema... A blusa ficaria grande demais. Porque pensem comigo: estou usando fio ligeiramente mais fino e agulhas meia medida mais grossas... Imaginem o que teria virado com os materiais originais ¬¬'' Fiz algumas adaptações e tá saindo como deveria.

Uma coisa que detesto quando estou tecendo uma peça de vestuário é que a trama fique "dura", apertada. Por isso sempre uso agulhas um pouco mais grossas que o indicado (muitas vezes são beeeeem mais grossas do que o indicado no rótulo), assim fica uma trama de caimento mole sem ficar aberta demais (a não ser que seja essa a intenção).

Li, também, que quase sempre as receitas da Debbie Bliss acabam tendo esse problema. Agora não entendo uma coisa: como é que ela faz tanto sucesso entre as tricoteiras? As peças são lindas, isso é sem questionamento, mas com essa falta de cuidado na elaboração das receitas, fiquei sem compreender como as tricoteiras não reclamam mais com a editora ou com a própria designer...

Fica aqui a dica pra quem se interessar a adquirir qualquer publicação dela: chequem os comentários das compradoras, senão vocês podem ficar de mãos abanando e "congelar" o trabalho num canto obscuro das suas caixas tricosísticas...



Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade, este espaço é todo seu!
Não se acanhe em fazer críticas, afinal estamos todos aprendendo.
E não se esqueça de deixar seu e-mail ou endereço do seu blog para que eu possa responder e/ou visitá-lo.

Abraços

Carolina